Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para a sua formação como indivíduo perante a sociedade. Nesse sentido, ter o suporte da psicologia infantil é essencial para o processo.
Afinal de contas, esta mostra-se cada vez mais importante no que toca a ajudar os pequenos a superarem os seus desafios e a tornarem-se adultos mais conscientes.
Ter a oportunidade de conhecer a criança no ponto em que ela cresce e se desenvolve é algo muito gratificante e significativo. Principalmente por parte dos pais que conseguem perceber como o seu filho vê o mundo.
No artigo de hoje vamos apresentar-lhe com detalhe a importância da atuação deste profissional para o desenvolvimento saudável das crianças.
Não deixe de acompanhar!
A psicologia infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças
Primeiramente, devemos dizer que a psicologia infantil é o campo da ciência responsável por observar o desenvolvimento da criança.
Ou seja, esta é voltada para os estudos de comportamento durante a fase da infância.
Sendo assim, este profissional trata de questões que afetam as pessoas justamente na fase da infância.
Entre as principais questões que são abordadas podemos citar o desenvolvimento cognitivo, a socialização da criança, bem como a questão do afeto.
Todos estes fatores são preponderantes para a formação e desenvolvimento de qualquer pessoa. É a partir deles que serão moldados o caráter e os comportamentos do convívio em sociedade.
Por isso, este ramo da psicologia tem como principal intuito avaliar tanto o aspeto individual como o contexto do ambiente no qual aquela criança vive.
Isto porque o contexto em que aquela criança está inserida pode influenciar no comportamento e na tomada de decisões que esta venha a apresentar.
Os conflitos e as adversidades podem afetar a capacidade adaptativa dos miúdos. Por isso é tão importante ter este tipo de acompanhamento psicológico desde cedo.
E quais são os benefícios que este tipo de psicologia oferece às crianças?
Durante a sua fase de desenvolvimento, as crianças passam por vários estágios que influenciam as suas ações, bem como a sua perceção do mundo à sua volta.
Trata-se de uma linha ténue onde qualquer desvio pode alterar completamente o curso natural de desenvolvimento daquela criança.
E como sabemos, isso pode desencadear diversos entraves psicológicos.
Sendo assim, como consequência podem existir diversos prejuízos no comportamento. As relações mais afetadas são com os amigos e, claro, com os familiares. Além do mais, toda esta questão pode influenciar, negativamente, o seu desempenho escolar.
Com isto, podemos dizer que a psicologia infantil pode trazer diversos benefícios no que diz respeito ao alívio da criança devido à confusão de sentimentos e pensamentos.
Dessa forma, é possível prevenir o desenvolvimento de distúrbios psicológicos e de personalidade.
Este tipo de suporte é fundamental para identificar comportamentos atípicos e trabalhá-los desce muito cedo.
Assim, os pais conseguem ter uma orientação mais direcionada sobre como devem lidar com determinadas situações e comportamentos.
Este ramo da psicologia oferece aos mais pequenos a oportunidade de reconhecerem o seu verdadeiro potencial. E isso é muito benéfico, tanto para o seu desenvolvimento como para o seu desempenho na escola e em outras atividades que venham realizar ao longo da vida.
Acredita que o seu filho esteja a precisar deste tipo de acompanhamento? Então a nossa sugestão é que procure apoio o quanto antes.
A psicologia infantil oferece cuidados para a saúde mental logo nos primeiros passos da infância. Por isso, esta será um dos pilares para o desenvolvimento saudável do seu filho.