O tema da postura na sala de aula não é novo! Todo os anos, os pais quando vão às reuniões de fim de trimestre na escola ouvem “críticas” à forma como os seus filhos se comportam.
No meu caso em específico, sempre que o meu pai ia às reuniões a professora apenas dizia “ela conversa demais”, “está sempre a desencaminhar os outros meninos”, mas terminava sempre com “ela continua a ser uma excelente aluna e amiga”.
Claro que o meu pai vinha destas reuniões com um misto de emoções. Por um lado, pai orgulhoso da filha esforçada e que tinha boas notas (considerando aquilo que eram notas até à 4ª classe). Por outro, pensava como é que iria conseguir dar a volta a este meu lado “conversador”.
Mesmo estando diariamente num centro de estudos verdade se diga que nunca conseguiu, porque fazia e faz parte da minha maneira de ser. Mas, os comportamentos que eu tinha, não eram em grande escala, nem envolviam qualquer tipo de problema comportamental.
Mas, nos dias de hoje, o problema da postura na sala de aula, não envolve um pouco de conversa a mais. Envolve muitas vezes má-criação, falta de educação e falta de civismo por parte das crianças.
E, na maior parte dos casos, isso não tem a ver com a forma como são educadas em casa.
Sala de aula: O que as crianças devem ter em consideração
A Ciência diz-nos que os primeiros 30 segundos de contato com alguém são determinantes e podem condicionar a imagem que os outros formulam a nosso respeito.
Desta forma, enquanto adultos, sabemos que existem situações onde precisamos ter o máximo de cuidado. A forma como nos apresentamos pode efetivamente condicionar a imagem que alguém tem a nosso respeito.
A par disso, tal como acontece com o sucesso profissional, o sucesso escolar reside na interação de vários fatores. Um dos quais, e talvez o mais importante é a postura na sala de aula.
Neste sentido, quais são os comportamentos que deve encorajar junto dos seus filhos? Alguns dos mesmos são:
- Ser assíduo
- Chegar às aulas com pontualidade
- Estar com atenção nas aulas e em silêncio
- Participar ativa e assertivamente
- Levantar o braço e esperar pela sua vez para falar
- Pedir esclarecimentos ao professor
- Dar a sua opinião sobre os assuntos em discussão
- Tirar apontamentos
- Respeitar as regras da sala de aula, colegas e professores
- Fazer sempre os TPC
- Sentar-se corretamente na cadeira
Mas, a par dos mesmos, existem alguns comportamentos que devem ser completamente desencorajados.
- Egoísmo
- Racismo
- Falta de educação
- Responder mal à professora ou aos colegas
- Destabilizar o ambiente na sala de aula
- Não ajudar o próximo…
Enfim, existem vários comportamentos que as crianças não podem ser encorajadas a ter. Isso porque, além de não ser produtivo para elas próprias no presente, irá fazer com que no futuro vários comportamentos de risco possam ser apresentados.
Uma correta postura na sala de aula, é apenas o princípio base da educação das nossas crianças.