Será que respeito os Direitos do meu filho

Será que respeito os Direitos do meu filho?

Podemos começar por dizer que os direitos da criança, consagrados na Convenção da ONU, foram um grande avanço para a humanidade.

Afinal de contas, todas as crianças devem ter um nome, viver com os pais, ir à escola e brincar.

Nesta Convenção, realizada a 20 de novembro de 1989, foi definido o conceito de criança, como todo o ser humano com menos de 18 anos. Com exceções, se a lei nacional de determinado país considerar a maioridade penal antes dos 18 anos.

No documento elaborado após a Convenção, foram adotados e enunciados alguns privilégios básicos que toda a criança deve possuir. Seja ele no âmbito civil, político, social, cultural e também económico.

Contudo, deve estar a pensar: será que respeito realmente todos os fundamentos que foram consagrados ao meu filho?

O respeito é um dos valores mais importantes para se viver em sociedade. Além do mais, é através do respeito que as crianças se sentem acolhidas e valorizadas nas suas individualidades.

Por isso, decidimos abordar de seguida alguns aspetos importantes sobre este tema. Continue a ler!

Direitos das crianças: Como demonstrar o respeito que elas merecem

Os pais têm como premissa base ensinar os filhos a agirem com respeito. Mas, será que eles fazem isso na prática?

Afinal, a melhor forma de transmitir bons valores às crianças é através do exemplo. Dessa forma, listamos algumas atitudes que são imprescindíveis para demonstrar respeito pelos direitos dos nosso filhos. Fique a par!

Respeite o momento do seu filho

Primeiramente, deve saber que, por trás daquela criança que chora, existe uma criança repleta de sentimentos e frustrações. E ela simplesmente não sabe lidar com aquilo.

Por isso, é preciso demonstrar calma, para que ela possa sentir confiança na sua presença.

No entanto, se for necessário afastar-se e deixá-la, é preciso respeitar esse momento e o seu espaço. Esteja sempre próximo. Porém, deixe que ela lide com as suas emoções e sentimentos.

Pedir licença é um sinal de respeito aos direitos da criança

Pode até parecer algo sem valor, mas é de extrema importância pedir licença à criança ao entrar no seu quarto ou tocar no seu corpo, como por exemplo na hora do banho.

Dessa forma, é essencial ensinar aos mais pequenos desde cedo a importância da permissão. Isto será importante para que conheçam tudo o que rodeia a sua individualidade e espaço privado.

Este é um aspeto fundamental que deve ser cultivado desde cedo. Da mesma forma, isso será importante para que os mesmos consigam evitar situações de assédio ou violência.

Saiba lidar com as preferências da criança

Nós, enquanto adultos, não gostamos que nos digam como devemos vestir-nos, concorda? Então porque impomos certas coisas às nossas crianças?

Ou ainda pior: evitamos o diálogo e simplesmente não damos ouvidos ao que elas têm a dizer.

A autonomia é algo que deve ser dado ao seu filho, de acordo com o seu amadurecimento. Por isso, procure perguntar a sua opinião e deixe que ele faça pequenas escolhas.

A opinião da criança é um dos direitos consagrados pela Convenção da ONU que deve ser respeitado. Por isso, é de suma importância respeitar as preferências e os gostos daqueles que tanto amamos.

Por fim, o diálogo será sempre uma forma construtiva de lidar com as fases e os períodos de descoberta e de aprendizagem das crianças.

Ser uma referência para as crianças representa ser um exemplo de construção da sua própria identidade.