Sabia que a depressão na adolescência atinge cerca de 10% a 20% dos jovens de todo o mundo?
Infelizmente, estes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram-nos que esta é uma das fases da vida onde é comum a doença se manifestar.
E, para piorar o quadro, muitos adolescentes não recebem o tratamento adequado. Isto porque ainda há muita falta de informação sobre esta doença psíquica.
Por essa razão, os sintomas acabam por ser ignorados e deixados de lado. Contudo, sem os devidos cuidados, os jovens passam a manifestar um comportamento de risco para a sua própria saúde e vida.
Pensando objetivamente nesta questão, decidimos partilhar consigo informações importantes acerca da depressão. Afinal de contas, esta é uma doença a que se deve dar especial atenção.
A depressão na adolescência causa um grande desiquilíbrio emocional e compromete o desenvolvimento
Como já vimos, os jovens fazem parte do grupo que possui um grande risco de desenvolver a doença.
Dessa forma, a depressão pode ser resumida como uma doença psiquiátrica que provoca alterações no humor do indivíduo, acompanhada de um grande desiquilíbrio emocional.
Isto acontece devido a alterações químicas que ocorrem no cérebro. Essas mudanças atrapalham drasticamente a comunicação entre os neurotransmissores. E é dessa forma que se inicia o transtorno conhecido como depressão.
E, quando ocorre esse desequilíbrio, os sintomas mais comuns observados nos jovens são a tristeza, a angústia e, até mesmo, a irritabilidade.
Ou seja, a conjunção de todos estes sintomas torna a vida do adolescente ainda mais difícil do que ela já é, neste momento de amadurecimento e descobertas.
Por isso, a depressão na adolescência é capaz de prejudicar significativamente a sua qualidade de vida, prejudicando o seu desenvolvimento.
A tristeza é uma emoção natural e inerente a qualquer ser humano. Porém, quando esta se manifesta de uma forma mais profunda e persistente, fazendo com que o jovem seja incapaz de seguir em frente, deve ser observada e tratada com mais atenção.
Sendo assim, a depressão não deve ser vista como falta de vontade ou preguiça do adolescente em desenvolver as suas atividades diárias. Mas, sim, como uma doença que precisa de ser tratada corretamente.
E quais são os sintomas mais comuns da depressão nesta fase da vida?
A depressão é uma doença que tem estado cada vez mais em destaque nas últimas décadas, visto que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
E a verdade é que, quando esta se manifesta na adolescência, causa uma grande turbulência na vida do jovem, fazendo com que ele tenha momentos altos e baixos com muita frequência.
Sendo assim, identificar os sintomas desde cedo é de suma importância. E estes sintomas são similares aos da depressão na fase adulta.
Existem algumas características que se manifestam e são bastante especificas dessa faixa etária, conhecida como adolescência. Veja quais são:
- Mudança drástica de humor;
- Pensamentos suicidas;
- Alterações de comportamento;
- Automutilação;
- Baixo rendimento escolar;
- Manifestação de sintomas físicos;
- Falta de apetite e dificuldades no sono.
Por fim, caso identifique alguns destes sintomas no seu filho, o mais indicado é o apoio profissional para o tratamento adequado.
A depressão na adolescência deve ser encarada com muita seriedade e responsabilidade, de modo a evitar complicações comportamentais que podem ser muito mais sérias.