A terapia da fala é uma área que tem como objetivo a avaliação e o tratamento de problemas relacionados com a comunicação verbal.
Estes problemas são conhecidos como perturbações da comunicação, da linguagem e da fala. E o seu acompanhamento é feito com um Terapeuta da Fala.
Dessa forma, podemos afirmar que existem diversas técnicas de terapia que são utilizadas para atenuar os problemas de linguagem e fala.
Durante a infância é muito comum que algumas crianças desenvolvam problemas relacionados com a sua comunicação verbal. Os problemas de articulação dos sons durante a fala são os mais facilmente observados.
Sendo assim, é necessário realizar atividades de intervenção na linguagem e na fala de modo a corrigir o problema.
A terapia da fala concentra-se na melhoria significativa tanto da fala, quanto de habilidades para os mais pequenos entenderem e se expressarem de uma forma mais objetiva e eficaz.
Por isso, a Terapia da Fala coordena uma importante área para o desenvolvimento linguístico das crianças.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Continue a ler!
Terapia da fala: Será que o seu filho precisa deste acompanhamento?
Os pequenos podem apresentar muita facilidade com a linguagem e também tornarem-se excelentes leitores. No entanto, existem casos em que algumas crianças precisam de um acompanhamento profissional, quanto à sua linguagem verbal e também corporal.
Isto porque é preciso desenvolver este aspeto para as mais diversas situações sociais às quais a criança estará exposta.
Neste caso, estamos a falar de propósitos quotidianos da vida, como fazer amigos e conversar.
Claro que também existem outras razões para procurar esta terapia. Como, por exemplo, no caso de lesões cerebrais ou infeções que afetaram a capacidade de comunicar das crianças.
Uma outra perturbação muito comum que pode afetar o seu filho é a dislexia. Sendo assim, todos estes sintomas necessitam obrigatoriamente de um suporte técnico profissional, promovido neste caso pelos Terapeutas da Fala.
Geralmente, estes manifestam-se na primeira infância e prolongam-se até entrarem na escola e começarem a praticar a linguagem escrita.
Por isso, é de suma importância identificar o quanto antes o problema para que seja tratado de forma eficiente logo aos primeiros sinais de dificuldade.
Como funciona o acompanhamento com um Terapeuta da Fala?
Em suma, estes profissionais, primeiramente, descobrem o tipo de problema de comunicação que a criança apresenta.
Posteriormente, determinam qual a fonte desta perturbação. A partir de então, conseguem definir as técnicas e terapias mais eficientes de acordo com a necessidade apresentada.
Esta terapia tem como intuito ajudar os mais pequenos a melhor a sua linguagem oral, articulação dos sons, leitura e escrita. Isto pode ser feito de forma individual ou em pequenos grupos.
Sendo assim, existem diversas perturbações da comunicação que podem ser tratadas pela terapia da fala. Os mais comuns são:
- Perturbação da articulação;
- Perturbação da fluência;
- Perturbações de ressonância ou problemas de voz;
- Problemas relacionados com a alimentação oral;
- Perturbação da linguagem recetiva e expressiva;
- Perturbação da linguagem pragmática;
- Perturbações da comunicação;
- Afasia;
- Disartia.
Além destes, existem outras perturbações que requerem o acompanhamento profissional.
O importante é saber que, para o seu filho, este tipo de terapia irá ajudá-lo a desenvolver a linguagem e a fala modelando sons e sílabas corretamente.
Toda esta intervenção ajudá-lo-á na sua interação social, bem como no seu desempenho escolar.
Caso identifique alguma dificuldade relacionada com a linguagem ou fala do seu filho, procure a ajuda de um especialista.