A conexão com os filhos é a base para uma relação recíproca

A conexão com os filhos é a base para uma relação recíproca

Não é uma novidade que, atualmente, a maioria dos pais vivem numa rotina corrida e extremamente cansativa. Uma das consequências deste hábito é a dificuldade de conseguir criar uma conexão e fortalecer os vínculos com os filhos.

Trabalhar, organizar tarefas, arrumar a casa e ainda arranjar tempo para cuidar dos filhos são apenas alguns exemplos das inúmeras atividades que a maioria dos pais enfrenta no seu dia a dia.

Dessa forma, com toda a agitação e stress que os domina, a relação com os filhos pode tornar-se cada vez mais distante e fria.

E isso, a longo prazo, pode originar comportamentos negativos por parte da criança.

Pois, no momento em que podem fortalecer esta relação, muitos pais preferem a paz,  o silêncio. Contudo, como já dissemos, essa opção pode trazer consequências futuras.

Afinal de contas, a desconexão com os filhos faz com que se tornem pais mais rudes e distantes. E, quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna estabelecer essa relação de companheirismo e confiança.

Por isso, para conseguir estreitar os laços com os seus filhos, vai precisar de ter atenção a alguns detalhes. E, principalmente, permitir que os miúdos se expressem de forma livre.

E foi a pensar nessa questão familiar tão importante que resolvemos separar algumas dicas importantes, para que consiga criar um vínculo afetivo sólido com os seus filhos. Continue a ler!

Conexão com os filhos: Saiba como fortalecer este vínculo

Antes de mais, é importante perceber em que consiste na verdade o vínculo.

Esta palavra deriva do latim “vinculum” e o seu significado representa: união que forma características duradouras, com laços e elos de conexão.

Dessa forma, podemos afirmar que este vínculo se baseia em relações recíprocas de amor e de lealdade.

E, nesse sentido, ter filhos é uma experiência única que transforma a vida dos pais. Afinal de contas, a partir desse momento há a possibilidade de descoberta de novos sentimentos e, claro, de novas responsabilidades e desafios.

Desde o primeiro sorriso, a primeira papa e os primeiros passinhos tortos, a experiência da maternidade e paternidade mostram-se únicos e muito intensos.

Por isso, esta relação de pais e filhos mostra-se forte desde o primeiro momento. Porém, com o tempo é importante cultivar esta relação, para que a mesma se fortaleça e se mostre duradoura com o crescimento da criança.

Isto porque para os filhos isso é de extrema importância para que possam encarar os desafios com mais confiança e resiliência.

Dicas para fortalecer a relação entre pais e filhos

Felizmente, existem inúmeros fatores que o podem ajudar a fortalecer esta conexão com os seus filhos. Separámos 10 dicas valiosas para que consiga obter sucesso neste relacionamento. São elas:

  • Não economize nos abraços diários;
  • Brinque com os seus filhos sempre que possível;
  • Esqueça as redes sociais e a tecnologia quando estiver com a criança;
  • Entenda os momentos de transição do seu filho;
  • Dedique tempo exclusivo a cada um dos seus filhos;
  • Deixe a criança chorar sempre que ela achar necessário;
  • Aprenda a ouvir e demonstre empatia;
  • Viva cada momento com a criança com calma;
  • Valorize a hora de dormir e esteja próximo do seu filho;
  • Faça-se presente em todas as situações em que ele precisar de apoio.

O vínculo é algo que deve ser construído dia a dia.

E, seguindo estas dicas conseguirá fortalecer os laços e criar uma conexão com os filhos tendo como base muito carinho e amor!