Manter os pés no chão, sem perder a fantasia dos sonhos, e lidar com as frustrações, enchendo o coração de esperança, é tudo o que o seu filho precisa para viver de bem com a vida.
Viver feliz hoje e no futuro depende apenas de nós!
Sabemos que a vida de um adolescente é repleta de inquietações naturais. E esses aspetos, se não observados e acompanhados, podem comprometer o bem-estar do seu filho.
Nesse sentido, ser pai ou mãe é uma grande responsabilidade. Afinal, os pais nunca medem esforços para verem os filhos felizes e empolgados com a vida.
Contudo, nem sempre sabem como agir de modo a garantir tal bem-estar. E, por isso, listámos 5 formas para ajudar os seus filhos a sentirem-se mais confiantes com os desafios da vida.
De bem com a vida: Como fazer com que os filhos conquistem a felicidade hoje e sempre
Nos dias de hoje, os adolescentes sentem-se pressionados com a rotina diária de tarefas, fazendo com que não tenham tempo livre para olharem para si.
De facto, os tempos são outros. Nesse sentido, é preciso encontrar formas para se adaptar e lidar com todas as obrigações e, ao mesmo tempo, se sentirem de bem com a vida.
Para tal, decidimos listar algumas atitudes que os pais podem estimular de modo a ajudarem os filhos. Acompanhe!
Cultivar o olhar para si
Uma das primeiras atitudes que os pais podem incentivar é o cultivo do olhar para si. Pois, a felicidade deve ser vista como uma sensação de bem-estar consigo e com a vida.
Olhar para si e sentir-se bem é confiar nas próprias capacidades. Por isso, faça-o perceber a importância de fortalecer a autoestima.
Ser grato à vida
Reconhecer as pequenas alegrias e conquistas do dia a dia é uma das melhores formas de se sentir confortável com a vida.
Sendo assim, ensinar o seu filho a ser grato à vida pode ajudá-lo a tornar-se uma pessoa mais feliz. Estudos apontam que a gratidão é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além, claro, de proporcionar uma maior sensação de bem-estar.
Construir laços ajuda a estar de bem com a vida
Somos seres extremamente sociais. Por isso, não é difícil adivinhar que procuramos interações a todo o momento.
Dessa forma, criar laços ajuda a construir uma vida mais feliz e longa. Isto porque os relacionamentos exercem uma grande influência no bem-estar de qualquer pessoa.
A adolescência é um tempo de descobertas. E construir novas conexões é uma forma de partilhar todas as alegrias e tristezas.
Experenciar ao invés de acumular
Este é um conceito poderoso, capaz de transformar a forma como uma pessoa encara e valoriza a vida.
Por isso, investir em experiências, ao invés de bens materiais, traz uma satisfação mais plena e duradoura, segundo a Universidade Estadual de São Francisco, nos EUA.
E mesmo no que toca à conquista de bens materiais, muitas vezes o que mais conta e satisfaz é o percurso para alcançá-la.
Por isso, incentive o seu filho a acumular experiências como viagens, passeios, conhecimento. Já dizia o ditado: “o essencial é invisível aos olhos”.
Ter um propósito de vida
Procurar um novo objetivo é uma das melhores formas para se encontrar com o tão sonhado bem-estar mental.
Dar sentido à vida é um dos pilares da felicidade. Se quer ajudar o seu filho a construir uma vida mais feliz, estimule-o a procurar novos objetivos e propósitos.
Pode parecer uma questão existencialista demais para um adolescente. Mas não é! Isso vai ajudá-lo a tornar-se um adulto mais seguro de si e preparado para os desafios da vida.
Por fim, fortaleça estes aspetos no dia a dia. Estas são as ferramentas essenciais que o seu filho precisa de ter em mãos para exercer o poder de estar sempre de bem com a vida.