Quer pertencer à lista de famílias que se distinguem por serem felizes? Saiba que deve alinhar uma série de fatores. E só para começar podemos citar dois que são essenciais: compromisso e proatividade.
Só assim é possível garantir o amor, a afetividade, a tranquilidade e o respeito entre todos.
Ao observar estes aspetos até parece que estamos a falar de uma equipa de colaboradores. Mas a verdade é que é praticamente isso!
Trata-se de uma união de pessoas onde há a soma de características individuais, fazendo com que tudo funcione da melhor e mais harmoniosa forma possível.
Por isso, é imprescindível que todos os elementos trabalhem em conjunto com o intuito de construir algo sólido.
Mas a questão que se coloca é: O que torna estas pessoas diferentes? Como fazer com que todos sejam felizes?
A verdade é que não há uma fórmula mágica. Contudo, existem alguns hábitos que distinguem uma família da outra.
E é isso que iremos mostrar-lhe de seguida. Continue a ler!
As famílias felizes equilibram todas as suas atitudes perante a vida
A felicidade não se baseia apenas nos bons momentos. Mas, sim, na resiliência de se manter firme também nas horas difíceis.
Sendo assim, podemos dizer que a felicidade é um estado de pleno equilíbrio e satisfação das nossas atitudes. Este é o caminho que devemos sempre trilhar e não ter apenas como uma meta.
Isso diferencia as famílias felizes e unidas das outras. Pois, estas trabalham em conjunto, aprendendo principalmente com as dificuldades.
Com isto em mente, decidimos separar alguns hábitos valiosos que uma família feliz cultiva no seu lar. Conheça-os de seguida!
Colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar
Estabelecer um propósito claro de vida ajuda a definir as coisas mais importantes na nossa convivência em família.
Saber diferenciar o que é urgente e o que é, realmente, importante é uma qualidade fundamental na vida. Por isso, o bem coletivo deve estar sempre em primeiro lugar.
Antes de mais nada, entenda para ser compreendido
Os mal-entendidos e a incompreensão são, sem dúvida, os principais problemas de uma família.
Por isso, o diálogo é um aspeto fundamental para os pais e filhos. O entendimento entre todos deve ser visto como um sinal de amor, representando assim uma relação profunda de companheirismo.
Tenha sempre em mente o benefício mútuo
Este é outro fator determinante que as famílias felizes praticam diariamente na sua convivência.
Afinal de contas, a união provém da necessidade do benefício de todos. Mesmo que isso cause um certo sacrifício pessoal.
A compreensão e a cooperação fazem com que todos alcancem as suas vitórias. Assim se constrói uma relação sólida, libertando-se dos interesses particulares.
Famílias felizes praticam a sinergia
A sinergia deve ser entendida como o fruto do esforço e do trabalho conjuntos.
Uma família unida potencializa o bem que cada uma recebe individualmente. Não existe relação mais rica que a familiar.
E a chave para construir esta sinergia entre todos está em aprender, valorizar e celebrar a diferença entre os membros do lar.
Pois é na aceitação sincera da diferença do outro que se evolui como pessoa. Assim, todas as outras habilidades, virtudes e qualidades se complementarão.
Por fim, esta questão deve ser uma reflexão profunda da nossa vida familiar.
Dessa forma, conseguiremos renovar e nutrir as raízes que sustentam esta convivência. Nunca desista! Pois as famílias felizes são resilientes e perseverantes nos seus propósitos.