Aprender a ler é um dos grandes desafios das crianças que estão a iniciar os estudos. Mas, hoje em dia existem técnicas para melhorar e otimizar as formas de se ler, e, uma das mais eficientes é a leitura dinâmica.
A leitura não se resume somente é compreender palavras escritas. A mesma também se resume a ser capaz de contextualizar e interpretar aquilo que se está a ler e pode ser uma atividade em família.
A técnica da leitura dinâmica ajuda, e muito, na aprendizagem, especialmente das crianças em idade escolar que têm um volume grande de conteúdo para ler.
Vamos explicar-lhe como aperfeiçoar esta técnica de leitura em 5 passos. Mas antes entenda melhor o que significa esse método.
Leitura dinâmica: O que é e no que consiste esta técnica?
Basicamente, a leitura dinâmica consiste numa técnica que tem o intuito de aumentar a velocidade da leitura, sem, porém, prejudicar a compreensão do conteúdo e retenção de informações. No centro de estudos ajudamos as nossas crianças a desenvolverem esta técnica.
O desenvolvimento dessa técnica exige treino e paciência, mas é muito compensatório. Isso porque quem consegue aplicar esta ferramenta, especialmente nos estudos, otimiza o tempo que dedica à aprendizagem de diferentes conteúdos. Isso além de aprimorar os processos de memorização.
5 passos para o seu filho dominar esta estratégia de leitura
Conforme mencionamos, aprender a técnica da leitura dinâmica não é uma tarefa fácil. Os pais que querem ajudar os filhos a lerem melhor precisam ter paciência, e trabalhar em conjunto com os pequenos, para que eles se habituem a este método.
Conheça as nossas 5 dicas para o seu filho ler melhor.
1 – Dedique-se a um livro de cada vez
O aumento da velocidade da leitura é um processo gradativo, e vai se aperfeiçoando aos poucos. O segredo é praticar a leitura um livro de cada vez.
E, não adianta iniciar com um livro enorme de mais de mil páginas e com linguagem rebuscada. É preciso iniciar com conteúdos mais curtos e mais simples e com os quais o seu filho tenha afinidade.
Aos poucos, vá aumentando o nível de dificuldade. Escolha livros mais longos e com temáticas mais complexas.
2 – Manter o foco na leitura
A concentração é uma das chaves para se ler com qualidade. O tempo dedicado a esta atividade não deve ser interrompido com outras preocupações ou e responsabilidades.
É extremamente frustrante ler páginas e mais páginas sem compreender as informações nelas contidas. E isso pode até ser um fator desmotivador para os pequenos que estão a treinar esta estratégia de leitura.
Resumidamente, o nível de concentração irá influenciar diretamente o gosto adquirido pela leitura.
3 – Ler em voz alta
Essa técnica ajuda muito naqueles momentos em que se está mais cansado ou com dificuldade de concentração.
Ouvir a própria voz durante a leitura aumenta o nível de atenção além de melhorar o entendimento.
4 – Não releia parágrafos em sequência
Quando não nos conseguimos concentrar da maneira adequada, é comum voltarmos para um trecho ou parágrafo do livro que passou despercebido.
Essa prática não é recomendável, pois a releitura em sequência não favorece a boa retenção de informações. Ou seja, se não deu atenção àquele trecho num primeiro momento, muito provavelmente não dará após 5 minutos.
O ideal é deixar a leitura de lado por um tempo, e voltar quando estiver mais descansado.
5 – Ler num local silencioso
Para quem já está mais habituado a ler, é possível concentrar-se inclusive num ambiente com barulhos ou ruídos.
Entretanto, especialmente para quem está no início, para desenvolver a leitura dinâmica, é importante praticar num local silencioso.
Além disso, é importante escolher um local confortável, pois isso vai influenciar a capacidade de resistência. Assim, será possível ler durante mais tempo sem diminuir o nível de concentração.
Trabalhe estas 5 dicas com o seu filho, e certamente ele será capaz de desenvolver e aprimorar cada vez mais o processo de leitura dinâmica.