Ainda há pouco tempo falámos do que é ser criança. Mas, será que temos crianças felizes em casa?
A verdade é que não estamos felizes todos os dias, mas, as crianças não precisam saber isso. Assim sendo, hoje apresentamos-lhe 7 formas simples de fazer a diferença na felicidade dos seus filhos.
Acredite, eles podem não lhe agradecer agora, mas irão fazê-lo mais tarde.
Crianças felizes: 7 formas de fazer a diferença na felicidade dos mais pequenos
Fazer a diferença na felicidade das crianças, não é apenas e só fazer aquilo que elas querem. É também ser assertivo nas suas decisões e, saber mostrá-las com amor para garantir que eles entendam.
Assim sendo, de seguida conheça 7 forma de garantir que tem crianças felizes em casa.
1 – Garanta que o seu filho não falta às aulas, a não ser que seja por um motivo forte
Pode ser tentador evitar o frio lá fora e deixá-lo ficar um pouco mais na cama num dia em que a primeira aula não é de uma disciplina que os pais consideram importante.
Contudo, com o tempo, o seu filho aprenderá que evitar os seus compromissos não é grave, o que influenciará a sua forma de estar.
E isso irá ter impacto a nível pessoal e profissionalmente, alargando-se a outro tipo de situações. Isso acabará por conduzir a atitudes de desresponsabilização (decidir faltar às aulas, não fazer os trabalhos no prazo, não estudar…).
2 – Não permita atrasos
Pontualidade é, além de sinónimo de respeito, sinal de que tudo foi planeado e executado no tempo certo.
Ensinar o seu filho a gerir o seu tempo e a manter-se organizado é das aprendizagens mais importantes que lhe pode oferecer. Estratégias a pôr em prática:
- Habituá-lo a preparar a mochila na véspera, consultando o seu horário para que não se esqueça de nenhum material (para a escola e para o centro de estudos)
- Ajudá-lo a escolher a roupa para o dia seguinte, deixando-a pronta para vestir
- Criar uma rotina de sono adequada para que o levantar seja mais fácil
- Ter rotinas semelhantes para si, liderando pelo exemplo, evitando também assim atrasos da sua responsabilidade
3 – Conheça o professor ou diretor de turma e esteja presente nas reuniões de pais
Interesse-se e disponibilize-se para trabalhar em equipa com os professores, de forma a continuar em casa o trabalho iniciado na sala de aulas.
Desta forma, irá criar um ambiente saudável, onde o professor se sentirá confortável para lhe transmitir informações importantes relativas ao desempenho do seu filho!
E, contrariamente ao que possa pensar, isso irá ter um impacto positivo sobre o seu desenvolvimento.
4 – Converse com o seu filho sobre a escola.
Crianças felizes são aquelas que sentem ter a liberdade para expressar sentimentos.
Por isso, sinta-se interessado pelas suas aprendizagens! E, se a matéria que ele está a dar for muito diferente da que você deu na escola, peça-lhe que lhe explique.
Acredite que além de se mostrar interessada, vai ajudá-lo de forma inconsciente a estudar e perceber melhor a matéria.
5 – Leia
Zangar-se com o seu filho porque ele não lê é infrutífero se ele não a vir a si a ler.
Incentive-o a procurar leituras que lhe agradem, em papel ou formato digital. Frequentem bibliotecas e livrarias com cafetaria, onde possam relaxar e estar em família enquanto leem um livro.
Associe prazer à aprendizagem. Verá que é uma questão de tempo. Acredite ou não, as crianças felizes têm excelentes hábitos de leitura.
6 – Brinque e jogue com o seu filho
Envolva-o nas suas atividades: quando em viagem, dê-lhe o mapa para que ele o ajude a perceber o caminho, peça-lhe que faça a lista das compras e dê-lhe o troco do restaurante para conferir.
Joguem ao STOP a caminho de casa, façam palavras cruzadas e sudokus em conjunto e divirtam-se nos serões de fim-de-semana com jogos que envolvam o cálculo, a escrita e a criatividade.
Ajude-o a desenvolver-se, brincando. Isso irá ajudar a que no futuro ele tenha interesses variados e uma ampla capacidade de pensamento criativo.
7 – Incentive o seu filho a envolver-se numa atividade de tempos livres e não permita que desista
As atividades extracurriculares ajudam o seu filho a alargar o seu campo de interesses e podem ser um ótimo aliado para que treine a sua resiliência, auto motivação, responsabilidade e organização.
Muitas atividades, como aulas de músicas ou prática de artes marciais, permitem ainda que o seu filho desenvolva outras competências fundamentais, como a concentração, o trabalho de equipa e a organização mental.
Se o seu filho escolher uma atividade, não permita que desista.
Com o avançar da prática, é normal que o nível de dificuldade aumente. E, associado a isso, a sensação de frustração com as dificuldades que se fazem sentir.
Contudo, é precisamente nesse ponto que a prática destas atividades se torna ainda mais relevante. Porque a não desistência exige um controlo sobre si próprio e uma autodisciplina que se revelam fulcrais para o seu desenvolvimento.
Assumir um compromisso está, independentemente da natureza do mesmo, sujeito à aceitação das consequências e condicionantes.
Não permitir desistências ensinará o seu filho a ponderar melhor sobre decisões futuras, bem como a empenhar-se mais naquilo que decide fazer. Isto sim, faz crianças felizes.
Agora que já sabe 7 formas de fazer a diferença na felicidade das crianças, já sabe que as mesmas a longo prazo vão garantir que temos crianças felizes em casa.
E, uma criança feliz agora irá ser um adulto feliz e responsável amanhã.