Não é novidade que ampliar a visão do mundo estimula a criatividade e aumenta o desempenho escolar. E a leitura em inglês pode ser um aliado importante.
Um dos grandes benefícios de ler em inglês é o aumento de potencial para a alfabetização. Além disso, esta atividade ajuda a criança a ter ainda mais interesse pela leitura.
Uma pesquisa realizada na Polónia mostrou que os miúdos que lêem em mais do que uma língua, têm uma maior facilidade de se alfabetizarem, antes da entrada na escola. Isso por si só já demonstra a importância desta prática desde muito cedo.
No entanto, deve estar a questionar-se: “mas como posso colocar isto em prática em casa?”
Não se preocupe! Temos algumas dicas valiosas que irão ajudá-lo a estimular esta atividade, mesmo dentro de casa. Continue a ler.
A leitura em inglês é um estímulo importante para a criatividade das crianças
Pode começar por ter alguns livros em inglês em casa. De seguida, dê a conhecer estes livros aos mais pequenos. Ou seja, faça essa abordagem de forma natural, sem forçar a atividade.
Afinal de contas, o processo de leitura numa língua estrangeira requer naturalidade para que seja bem desenvolvida e aprimorada.
O ideal é começar por fazer essa leitura à criança. Isto irá despertar ainda mais curiosidade para que conheça o novo idioma.
Esta estratégia de leitura pode ser aplicada na rotina diária. Antes de dormir é, por exemplo, uma boa opção. Pode misturar a leitura, apresentando as figuras do livro, para que a criança comece a familiarizar-se com o tema.
Sempre que necessário, pode também fazer a leitura no idioma nativo, para ajudar no entendimento.
Um outro estímulo muito válido para que a criança se interesse pelo novo idioma e comece a praticar a leitura na língua inglesa, é ouvir músicas desse idioma.
Esta também é uma ótima alternativa para despertar o interesse pelo inglês e pelo significado da letra da canção.
Se colocar em prática estes hábitos ficará muito mais fácil o desenvolvimento da leitura em inglês.
O inglês e a alfabetização
Como já dissemos anteriormente, este tipo de atividade contribui significativamente para o processo de alfabetização de uma criança.
Dessa forma, ela também conquista uma maior consciência fonológica e fonética. Estes significam a perceção de padrões da linguagem e também a união entre som e letra.
Além do mais, a leitura em inglês estimula outras habilidades do cérebro. Assim, é possível desenvolver aspetos importantes como:
- Concentração
- Raciocínio lógico
- Atenção
- Criatividade
- Alerta
- Controlo inibitório
Estes são fatores, sem dúvida, essenciais para o desempenho e o alto rendimento escolar.
Por fim, estar em contaco com o mundo da língua inglesa durante a infância possibilitará uma diversidade de novas descobertas.
Ou seja, é uma abertura de portas para um novo mundo de desenvolvimento infantil.
Por isso, comece a praticar e a estimular esta atividade com o seu filho o quanto antes. Ele terá, certamente, resultados muito satisfatórios e benéficos na sua trajetória escolar.