Férias de Natal - A importância de afastar os miúdos da tecnologia

Férias de Natal – A importância de afastar os miúdos da tecnologia

Estamos a menos de um mês das férias do natal! E o que é que isso quer dizer? Bem, resumidamente quer dizer que os jovens e adolescentes vão ter demasiado tempo livre e poucas atividades para fazer.

Não estamos a dizer que ter tempo livre seja mau… O que queremos efetivamente dizer é que pode não ser uma boa opção para muitos pais. Porquê? Passamos a explicar.

Férias de natal: A tecnologia faz parte da nossa vida

Estamos numa época em que praticamente todas as crianças e adolescentes estão conectadas à internet. A grande maioria tem um smartphone e um computador, e por norma o smartphone de qualquer pessoa entre os 10 e os 18 anos tem as seguintes aplicações:

  • WhatsApp
  • SnapChat
  • Instagram
  • Facebook
  • Facebook Messenger
  • Jogos variados (pelo menos 3 ou 4)

E estas são só aquelas que são comuns a rapazes e raparigas. Porque se formos depois especificar, no caso dos rapazes existem duas apps que são as mais “críticas”: Youtube e Twitch.

Sim, muitos pais não sabem sequer que existe uma app designada por Twitch. De forma resumida é quase um canal do Youtube mas com pessoas a transmitir em tempo real.

Assim sendo, quando os adolescentes estão de férias de natal, vão estar muito mais tempo em casa. E isso significa duas coisas distintas: vão ficar a dormir até tarde e, quando acordarem vão ficar de olhos vidrados num smartphone, num computador ou na TV.

E isto vai ser a realidade de milhares de famílias neste natal (ou em qualquer outro período de férias). A questão primordial é que muitos pais já antecipam esta situação e ficam preocupados.

Não estamos obviamente a dizer que deva tirar o acesso à tecnologia aos jovens. O que estamos a dizer é que existem vários problemas adjacentes a uma utilização abusiva de tecnologia. Por isso, nada melhor do que evitar o abuso de utilização da mesma este natal.

Principais problemas associados ao uso excessivo de tecnologia

A grande maioria dos jovens nasceu a saber mexer num smartphone. E isto é a realidade dos nossos dias e não pode ser alterada, e vemos esta quesão todos os dias no Centro de Estudos.

Mas, a mesma está a evoluir tão rapidamente que não é tão incomum quanto isso ouvirmos constantemente queixas de pais preocupados que não sabem mais o que fazer.

Mas, pior do que tudo é que a utilização excessiva da tecnologia pode ter consequências mais graves, nomeadamente:

  • Demasiado tempo gasto a navegar na internet
  • Desconexão do mundo real
  • Fraca sociabilização
  • Aumento da possibilidade de introversão
  • É uma forma de fugir aos problemas
  • Refúgio para as dificuldades do dia a dia

Estes são só alguns dos principais problemas que podem ocorrer devido ao excesso de utilização da internet.

Assim sendo, como se precaver? É simples. O seu filho deve ter atividades para fazer nas férias de natal.

A pedido de muitos pais e encarregados de educação, neste Natal temos também atividades a pensar nos mais velhos. Desta forma, os pais conseguem garantir que os seus filhos não vão passar o período festivo agarrados às tecnologias.

Neste natal afaste os miúdos da tecnologia, acredite que a longo prazo vai estar a fazer o melhor por eles!