Expressar aquilo que sentimos, pensamos, as nossas ideias, dúvidas, receios e inquietações é sempre saudável, independentemente da idade.
Se, do outro lado, estiver um bom ouvinte, será a cereja no topo do bolo.
Naturalmente, é na infância que tudo se estrutura. É nesta altura que a personalidade é moldada, que se ganham defesas, que se aprende a distinguir o certo do errado, entre muitos outros aspetos determinantes na construção da personalidade das crianças.
O crescimento envolto num clima de tranquilidade, segurança e onde há liberdade para a criança se expressar livremente é meio caminho andado para essa criança se transformar num adulto bem resolvido e seguro de si.
Ideias: A importância de não castrarmos a criatividade das crianças
Independentemente da idade, é importante criar este “espaço” de diálogo e de livre expressão de ideias. Isto deve acontecer sem que a criança sinta receio de ser criticada ou ridicularizada pelo que vai dizer.
Ela deve sentir-se segura, respeitada e apoiada ao expressar as suas ideias sejam elas quais forem.
Uma criança feliz e saudável é uma criança que se expressa sem medos. Esta liberdade irá estimular a sua criatividade. Por exemplo no centro ser mais temos inúmeras atividades extracurriculares que têm como intuito fomentar a criatividade.
Logo vai também desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas e promover uma maior autonomia, proatividade e independência em relação aos pais.
Esta independência será uma grande vantagem, não só na infância/adolescência, mas também na vida adulta.
Os pais e educadores devem respeitar o seu próprio ritmo, e deixá-la expressar-se na sua própria linguagem. Isso, sem tentar completar o seu discurso nem atropelá-lo, ou ainda mostrar-se impaciente.
Isto são atitudes a evitar, pois vai tornar a criança insegura e com receio do que vai dizer, dificultando assim a comunicação.
Como fomentar a criatividade e a geração de ideias nas crianças?
Criar dinâmicas em família ou na escola, é uma boa forma de promover a comunicação e criatividade das crianças. Algo que permita que ela invente coisas, crie histórias e resolva problemas, estimulando desta forma o seu pensamento criativo.
Além disso, um bom hábito é ler histórias infantis que, aos poucos, vai ajudando ao seu desenvolvimento mental, criando uma mente mais criativa, mais flexível, imaginativa e, naturalmente, com mais ideias.
Estimular a leitura, é também uma forma promover o desenvolvimento de uma mente criativa.
As ideias precisam de estímulo, de um terreno fértil onde se possam desenvolver, criando assim mais ideias. De seguida deixamos-lhe algumas dicas simples que pode implementar na sua rotina e que vão ajudar ao desenvolvimento do processo criativo.
- Seja um modelo de criatividade para os seus filhos
- Favoreça o tempo livre para atividades que fomentem a imaginação
- Mostre sempre interesse pelo que as crianças fazem
- Responda a todas as perguntas que lhe forem feitas
- Tenha sempre em casa materiais que possam ajudar ao desenvolvimento de novas ideias
- Ajude o desenvolvimento do pensamento crítico
- Proponha atividades desafiantes
- Limite o tempo de atividades passivas (smartphones, tablets, jogos ou televisão)
Estas 8 dicas simples vão ajudar a que o seu filho seja uma mente muito mais criativa e consequentemente uma pessoa que não tem medo de expressar as suas ideias.