Certamente já deve saber o quão importante é a presença dos pais na vida dos filhos. O problema é que com o estilo de vida moderno, colocar a teoria em prática pode ser difícil.
Passar diariamente um tempo de qualidade com os pequenos é uma tarefa complicada quando a rotina está repleta de tarefas e responsabilidades.
Porém, é possível criar este hábito sem recorrer aos ecrãs e tecnologias para manter as crianças entretidas.
Não sabe como pode fazer isto? Está no artigo certo! Vamos dar dicas essenciais para completar a missão com sucesso.
Pais: 5 conselhos para estarem mais presentes na vida dos filhos
É certo que a presença dos progenitores na vida dos filhos é algo fundamental para que os pequenos cresçam de forma saudável.
Além de fortalecer o vínculo familiar, crescem mais seguros, autónomos e tendem a ter um rendimento escolar mais positivo.
Mas, quer seja devido à vida atribulada ou até mesmo à separação do casal, muitas vezes estes momentos de contacto próximo com os filhos acabam por ser negligenciados.
Como resultado, os pais e mães acabam por recorrer às tecnologias para suprir esta ausência. Mas o que no início parece muito bom, no futuro pode tornar-se num problema grave.
Porém, não é preciso desesperar e achar que não há solução para conciliar a rotina com este tempo dedicado aos pequenos.
De seguida, listamos alguns conselhos simples, mas muito eficazes, que pode implementar no seu dia a dia e aproveitar tempo de qualidade com os miúdos.
1 – Acorde mais cedo e comecem o dia juntos
Geralmente, as manhãs nas casas de muitas famílias costumam ser caóticas. Enquanto os pais se preparam para mais um dia de trabalho, as crianças preparam-se para ir para a escola.
Mas, e se todos acordarem trinta minutos mais cedo para tomarem aquele pequeno-almoço e ter um momento em família à mesa? E sem telemóveis, como é óbvio!
Pode parecer algo simples, mas criar este hábito faz com que as crianças compreendam, desde cedo, a importância de ter estes momentos em família.
E não precisa de ser apenas a primeira refeição do dia, também pode ser durante o jantar. O importante é que todos estejam envolvidos no momento de família e longe dos ecrãs durante a refeição.
2 – Participe nas brincadeiras
Ao chegar a casa após um longo dia de trabalho, muitos pais querem apenas descansar e relaxar, o que pode ser um pouco difícil com filhos ainda pequenos.
Mas, já pensou em tirar um tempinho para brincar? Sente-se no chão, interaja com os brinquedos e preste atenção ao que o seu filho tem para dizer.
É importante demonstrar um verdadeiro interesse e estimular a criatividade através destes momentos de descontração.
Se tem filhos mais velhos, peça ajuda para preparar o jantar, por exemplo. Crie oportunidades para que possam conversar e passar mais tempo juntos.
3 – Criem uma tradição em família
Criar uma tradição própria da sua família pode ajudar os filhos a se sentirem realmente importantes e pertencentes ao núcleo familiar.
E não precisa de ser nada muito difícil de incluir na rotina. Pode ser, por exemplo, ir ao cinema em determinados dias, ou escolher um dia da semana para comer fora.
Além de criar boas lembranças, as tradições familiares ajudam a fortalecer os vínculos emocionais entre todos os membros da família.
4 – Procure conhecer os amigos do seu filho
É natural que após uma certa idade, as crianças e adolescentes prefiram estar com os amigos. Por isso, conhecê-los é importante, até mesmo por motivos de segurança.
Para estar mais presente também nestes momentos, permita que os seus filhos levem os amiguinhos para brincar na sua casa, ou ofereça-se para os levar ao cinema, ao parque…
Desta forma, os pequenos irão sentir-se à vontade para falar sobre quem são os seus melhores amigos e por que valorizam tanto as suas relações de amizade.
5 – Deixe bilhetes quando não puder estar presente
Em algumas situações os pais precisam de se ausentar, como para fazer uma viagem de trabalho, por exemplo.
Mas, mesmo que esteja fisicamente ausente, é possível estar próximo dos filhos. Deixe bilhetes para serem encontrados pelas crianças. É uma forma simples, mas carinhosa, de demonstrar que está sempre ao lado dos miúdos.
Os pais que incluírem estes pequenos hábitos na rotina, certamente estarão a contribuir positivamente para o desenvolvimento saudável dos filhos!