A alfabetização dos mais pequenos é um processo que tem início na infância. Ou seja, este processo não acontece apenas na escola.
Isto porque os pais exercem um papel fundamental durante este período, incentivando os filhos e estimulando-os.
A criança vivencia situações de leitura e de escrita no seu quotidiano. Sendo assim, nada melhor do que contar com a ajuda dos pais neste processo de descoberta.
Porém, estes devem ter em mente que não lhes compete impor este ensino, mas sim fazer com que os miúdos tenham contacto com letras, frases, números, além de lhes estimularem a leitura pouco a pouco.
Estas são ações simples que podem desenvolver-se diretamente no ambiente de convívio.
Assim, a criança estará mais preparada para aprender, de acordo com a metodologia de ensino das escolas que possuem uma capacidade muito maior de aplicar esta aprendizagem.
Ainda não sabe como ajudar o seu filho a começar a praticar a leitura e a escrita?
No artigo de hoje apresentamos-lhe algumas dicas valiosas para ajudar a criança neste processo. Continue a ler!
Alfabetização: Conheça algumas boas práticas que os pais podem implementar com os filhos
Fortalecer a alfabetização em casa é uma atividade que trará bons frutos durante o processo de aprendizagem dos pequenos.
Sendo assim, listámos algumas dicas fundamentais para estimular a criança, adaptando a aprendizagem a um contexto mais caseiro. Conheça-as!
Desperte o interesse da criança pelas histórias
As histórias são, sem dúvida, uma ótima ferramenta para captar a atenção das crianças.
Além disso, ajuda a despertar a imaginação e o interesse pela leitura e pelos livros. Dessa forma, o livro torna-se um objeto de interesse, pois ajuda-o a despertar a sua imaginação e criatividade.
Seja um bom exemplo
Esta é uma premissa básica para a aprendizagem do seu filho. As atitudes dos pais terão muito valor durante este processo.
Estes são vistos como um espelho. Ou seja, os filhos repetem os comportamentos dos pais. Como pretende despertar o interesse da criança pela leitura se está sempre em frente à televisão?
A aprendizagem passa, imprescindivelmente, pela observação das ações. Por isso, seja um bom modelo para o seu filho. Só assim vai conseguir despertar a sua atenção e o interesse pela alfabetização.
Realize pequenos desafios visando a alfabetização
Não existe nada mais estimulante nesta fase do que brincadeiras e desafios.
O mesmo pode ser feito com o processo de aprendizagem da leitura e escrita, como por exemplo trocar as cores pelas letras.
As placas de trânsito, os semáforos e os painéis publicitários podem ser utilizados como material para desafiar os miúdos a identificarem as letras e as sílabas.
Faça exercícios simples de escrita
Por fim, uma outra dica válida é praticar uma escrita simplista com o seu filho. E, para tal, pode até mesmo utilizar a lista do mercado para exercitar a atividade.
Esta é uma forma simples de apresentar a grafia das palavras que a criança reconhece e já sabe o seu significado.
Ao colocar estas atitudes em prática estará a colaborar positivamente para o processo de alfabetização do seu filho.
Além disso, conseguirá acompanhar a sua evolução.
Por isso, veja este momento como algo propício para introduzir a importância da leitura e escrita no quotidiano dos mais pequenos.