Um centro de explicações pode ser visto como uma ferramenta de apoio a crianças que precisam de ajuda para obter melhores resultados na escola. Além disso, é também um local de apoio aos pais que não têm onde deixar os seus filhos, ou não conseguem apoiá-los a partir de casa.
É importante ter em conta que as crianças na maioria das vezes apenas precisam de ajuda a interpretar os problemas. E, de incentivos para se concentrarem numa matéria e obterem melhores resultados.
Mesmo assim, será que o centro de estudos serve só para fazer os trabalhos de casa?
Centro de explicações: como pode ajudar os seus filhos?
Um centro de explicações tem um propósito mais lato e abrangente do que unicamente o apoio ao estudo.
Normalmente as crianças quando são inscritas nestes centros acabam por permanecer nos mesmos várias horas do dia. Isso leva a:
- Conhecer novas pessoas
- Criação de novas amizades
- Desenvolvimento de novos conhecimentos
- Aprendizagem de ferramentas de interação
Apresentamos-lhe 5 razões pelas quais os centros de explicações podem ser uma mais valia para o seu filho tanto a nível educacional como social.
1 – Apoio escolar
A razão mais óbvia é o apoio escolar. Os maus resultados que as crianças apresentam na escola podem dever-se a faltas de atenção, desconcentração, problemas de interpretação ou até mesmo à dificuldade em compreender determinada matéria.
Nesses casos inscrevê-las numa explicação pode ser o mais vantajoso. Durante algumas horas por semana estas passam a ter apoio qualificado e personalizado ao seu ritmo de aprendizagem. E, podem assim colmatar as dificuldades e obter melhores resultados.
Para além disso, o centro de explicações pode apresentar-se apenas como um apoio para ajudar os seus filhos com os trabalhos de casa e a prepará-los para os testes.
Estes centros estão cada vez mais preparados com equipas multidisciplinares que permitem o estudo de diferentes disciplinas dentro do mesmo espaço.
2 – Apoio Psicológico
Durante a adolescência os jovens passam por diferentes fases que podem gerar comportamentos menos desejáveis no futuro.
Nestas alturas os jovens têm dúvidas e sentem a necessidade de falar com alguém mas estão pouco à vontade para fazê-lo com os pais.
Temas relacionados com a ansiedades, perturbações de comportamento, consumo de drogas e álcool, bullying e sexualidade são mais facilmente abordados em conversa com um psicólogo.
Existem cada vez mais centros onde é possível marcar consulta com psicólogos e ter este acompanhamento.
3 – Promove o desenvolvimento interpessoal
Os centros de explicações costumam dar apoio a mais do que uma criança ao mesmo tempo.
Mas, desta forma possibilitam o desenvolvimento interpessoal. Isso na medida em que incentivam os jovens a interagirem com outros colegas, promovem a aprendizagem em grupo e a interajuda.
4 – É um espaço de diversão
Ao relacionarem-se com outras crianças, entre as pausas do estudo ou até mesmo em momentos de estudo em grupo, os seus filhos vão brincar, divertir-se e arranjar novas amizades.
As crianças nestes ambientes estão em contacto com diferentes realidades e contextos. E, em última instância tornam-se mais conscientes dos problemas sociais e aprendem a lidar com a desigualdade.
5 – É um espaço seguro
Muitos pais têm uma carga horária elevada que se torna impossível de conciliar com os horários escolares dos filhos.
Para estes casos os centros de estudo apresentam-se como uma mais valia. Assim os pais sabem que as crianças estão num ambiente seguro e que estão a receber apoio para colmatar as suas dificuldades.
Assim quando as crianças chegam a casa já fizeram os trabalhos e podem aproveitar para estar em família.
Lembre-se os centros de explicações fornecem apoio multidisciplinar e personalizado para o seu filho. Ele poderá aprender, brincar, interagir e criar amizades com outras crianças.
Ainda acha que os centros de estudo só servem para fazer os trabalhos de casa?