Contrariamente ao que muitos pais ainda pensam, as normas sociais começam a ser aprendidas pelas crianças na primeira infância.
Mas o que é isso de primeira infância? E o que são normas sociais? Ora bem, iremos explicar-lhe um pouco melhor de seguida.
Normas sociais ? Primeira infância? O que são?
De forma muito simples, podemos dizer que a primeira infância é o nome dado aos primeiros anos de vida de um ser humano.
Particularmente, os 5 primeiros anos são aqueles que acabam por ser marcados por intensos processos de desenvolvimento.
Esta acaba então por ser uma fase determinante para que a capacidade cognitiva e social se desenvolvam. Isto porque, o cérebro vai absorver praticamente toda a informação que é disponibilizada.
De acordo com os especialistas é importante que nesta fase as crianças sejam estimuladas e que lhes sejam dadas oportunidades para desenvolver ao máximo as suas aptidões. Estima-se também que aos 4 anos a criança já tinha alcançado metade do seu potencial intelectual.
Assim sendo, e tendo em conta esta explicação relativamente à primeira infância, é importante perceber o que são normas sociais de modo a que perceba melhor a importância da sua aprendizagem precoce.
De forma prática, as normas sociais são boas práticas de comportamento que regulam a forma como nós, seres humanos, interagimos com os outros.
Quando uma ação se estabelece enquanto regra geral para algo, a tendência é que a mesma continue a ser seguida.
Desse modo, acaba por ser um pouco mais previsível a forma como os outros se vão comportar mediante determinada situação.
Estas normas acabam por condicionar positivamente a forma como nos relacionamos com os outros.
Se estas normas são aquilo a que chamamos boas práticas, porque é que são tão importantes em crianças tão pequenas?
É exatamente sobre isso que falamos de seguida.
A importância do relacionamento familiar para a aquisição de normas sociais
Tal como já explicamos anteriormente, a verdade é que quanto mais cedo as crianças forem expostas a estímulos e novas oportunidades de aprendizagem, melhor será o seu desenvolvimento.
Assim sendo, nós, enquanto pais precisamos de incentivar esta aprendizagem nos nossos filhos. A par disso, devemos ter em conta que as crianças aprendem por imitação.
Assim, a sua forma de ser, de estar e de lidar com as situações (previstas ou não) irá ser absorvida pelos seus filhos.
Vários especialistas indicam que as crianças que têm uma relação muito segura e positiva com os pais, são crianças que tem imensa facilidade adquirir normas sociais.
Por esse motivo, é então de extrema importância que o seu relacionamento com os seus filhos seja positivo.
Deve incentivá-los ao máximo a descobrirem coisas novas, a fazer tarefas domésticas, a interagir com animais, com outras crianças…
É importante que estas normas sociais façam parte não só dos seus primeiros anos de vida, como de todos os outros.
Acredite que fazer isto pelo seu filho desde que ele é pequeno, vai ajudar a que ele se torne um adulto muito mais alinhado com ele próprio.