Concorda que quanto mais cedo se iniciam os cuidados com a saúde, mais qualidade de vida conseguirá ter? Se sim, a pediatria infantil tem aqui um papel muito importante, no acompanhamento e na vida de uma criança.
Contudo, e infelizmente, muitas crianças só vão ao médico quando adoecem. Por isso, seja por falta de conhecimento ou de tempo dos pais, a visita ao pediatra com o intuito de prevenção primária acaba por não acontecer.
Dessa forma, a criança deixa de obter um suporte completo para o seu desenvolvimento com orientações básicas que iriam contribuir para a sua qualidade de vida e crescimento saudável.
Se ainda não leva, regularmente, o seu filho ao pediatra, está na hora de reconsiderar este hábito. Isto porque a consulta com este profissional é de extrema importância para a criança.
Reunimos algumas informações importantes sobre o tema, para que compreenda melhor porque a visita ao pediatra deve passar a fazer parte da sua rotina. Continue a ler!
Pediatria infantil: Conheça a importância deste acompanhamento
Nascer, crescer e desenvolver-se saudavelmente é o objetivo de todos os pais que têm filhos.
Contudo, o que nem todos sabem é que o pediatra é o profissional mais capacitado e adequado para tal tarefa. Por isso, a pediatria infantil é um dos segmentos mais importantes da área da saúde.
Afinal de contas, o acompanhamento médico torna-se importante em todas as fases da vida, sobretudo na infância.
Segundo Carla Mitraud – farmacêutica especialista em pediatria –, numa unidade hospitalar infantil, o pediatra, juntamente com o farmacêutico, desenvolve inúmeras atividades.
Entre elas está a análise técnica das prescrições médicas, que consiste em verificar o medicamento correto e adequado a cada caso.
Esta análise deve ser única e individualizada tendo em consideração o peso corporal, a idade, o histórico clínico (alergias, doenças pré-existentes) da criança.
E, muito além do atendimento hospitalar, o pediatra tem como principal função o acompanhamento preventivo para que aquela criança possa desenvolver-se da forma mais benéfica possível.
Quando deve ser feita a visita ao pediatra?
O mais aconselhável é que esta primeira consulta seja feita entre o 5º e o 10º dia de vida do bebé.
Após isso, o profissional irá orientar os pais sobre a periodicidade das consultas, visando sempre as reais necessidades da criança.
Porém, entre os 3 e 5 anos de vida, a atenção deve ser redobrada.
Isto acontece porque, durante a primeira infância, é possível notar de forma mais intensa o desenvolvimento da criança.
Neste caso, é necessário iniciar a prevenção de algumas doenças comuns nesta fase da vida, como infeções, alergias, viroses e, até mesmo, problemas respiratórios.
A vacinação também é outro aspeto que jamais deve ser negligenciado nesta fase de desenvolvimento infantil. Por isso, muita atenção para manter a caderneta de vacinação em dia.
Por fim, a pediatria infantil é um pilar básico de promoção da saúde, logo nos primeiros meses de vida.
A saúde é o bem mais precioso que temos. E esta é definida pelo Organização das Nações Unidas (ONU) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”.