Infelizmente vivemos numa época em que os jovens e adolescentes conseguem facilmente esconder os seus sentimentos e atitudes. Mas, a par disso, conseguem também ter comportamentos de risco que não são demonstrados à frente dos pais.
Por isso, muitas vezes os mesmos apenas se conseguem aperceber do problema quando a situação está praticamente fora de controlo.
Assim sendo, como perceber se existem comportamentos de risco no seio familiar? É isso mesmo que lhe iremos explicar de seguida.
Comportamentos de risco: O que são?
De forma bastante simples, os comportamentos de risco, tal como o próprio nome sugere, são comportamento tidos por impulso e sem considerar as consequências que dos mesmos possam advir.
Muitas vezes, quem os pratica acaba por colocar-se em situações de perigo, que podem em casos extremos levar à morte.
Este tipo de comportamento é muito comum na adolescência! Isso porque os valores ainda estão a ser formados, existindo muitas dúvidas!
Essas dúvidas levam a que hajam atos de rebeldia pura que podem vir a ter consequências.
Quais os comportamentos de risco mais comuns na adolescência
A adolescência é uma fase complicada para a grande maioria dos jovens. Entre a escola, centro de estudos, amigos, pressões sociais, e todo o percurso escolar para entrar na faculdade, muitos acabam por sucumbir a algumas pressões.
Assim sendo, existem alguns comportamentos que são muito comuns na adolescência.
Indicamos os principais de seguida, de forma a que possa estar um pouco mais alerta em relação aos seus filhos.
1 – Distúrbios alimentares
São doenças psicológicas e têm na sua origem interações fatores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.
Os mesmos são essencialmente caracterizados por mudanças no comportamento alimentar. Os mais comuns são: anorexia, bulimia, ortorexia, vigorexia e compulsão alimentar.
Por norma, os mesmos ocorrem maioritariamente em jovens mulheres, mas também começam a ser comuns no sexo masculino.
2 – Drogas, tabaco e álcool
A adolescência é uma época conhecida pelos excessos. E, os principais são as drogas, tabaco e álcool.
E, a verdade é que os mesmos são muito simples de esconder dos adultos. Talvez por isso sejam comportamentos mais associados a saídas à noite, onde os cheiros podem facilmente ser justificados.
Estar atento a algumas alterações, pode ser uma boa forma de perceber se o seu filho está a ter algum destes comportamentos.
3 – Sexo sem proteção
Este é outro dos comportamentos de risco mais comuns nos adolescentes. O maior problema é que não é só uma gravidez indesejada que pode advir dos mesmos.
Doenças sexualmente transmissíveis são também uma realidade, e muitos jovens acabam por ver toda a sua vida colocada num limbo devido a uma atitude irrefletida.
No Centro Ser Mais, fomentamos a entreajuda e por isso temos ao dispor de pais e encarregados de educação consultas para adolescentes e pré-adolescentes.
Nas mesmas eles podem falar abertamente de tudo sem terem medo de serem julgados.
Se sente que o seu filho está a ter comportamentos de risco e ele não fala consigo, fale connosco! Tentaremos ao máximo ajudar.