Já alguma vez sentiu as suas emoções serem invalidadas ou ignoradas? Já alguém lhe disse para pensar positivo e deixar de reclamar? Se sim, possivelmente já passou por uma situação de positividade tóxica.
Nesse contexto, devemos dizer-lhe que o otimismo, quando utilizado adequadamente, é uma mais-valia em termos de perspetiva. Isto ajuda-nos a levar a vida de forma mais leve, fazendo-nos esquecer um pouco dos problemas do quotidiano.
Existem certos momentos de insegurança no trabalho, por exemplo, que podem gerar uma certa apreensão.
Nesse sentido, ter um pensamento positivo é acreditar na capacidade de encarar os desafios e vencê-los. É utilizar o otimismo a seu favor.
O problema é quando esta positividade excessiva nos é imposta como o único caminho para a resolução de conflitos.
E é exatamente sobre isso que iremos falar no post de hoje. Continue a ler e descubra como este pensamento positivo obsessivo nos atinge.
A positividade tóxica faz com que as pessoas se sintam pressionadas, silenciando as suas emoções
De uma forma simples e resumida, a positividade tóxica pode ser definida como uma obsessão pelo pensamento positivo.
Sendo assim, trata-se de uma crença que exalta o pensamento positivo acima de tudo. Mesmo em situações em que não há como extrair nada de positivo.
Dessa forma, essa prática do excesso pode gerar comportamentos que acabam reprimindo as emoções, pois esta é auto imposta, não dando espaço para o diálogo.
E isso, por consequência, afeta e muito a saúde mental das pessoas.
Afinal, é preciso entender que as emoções existem e que elas vão surgir sempre. Por isso, é preciso aprender a lidar com elas e absorver o máximo de aprendizagem possível.
Ignorar os sentimentos de nada ajudará. Esta imposição de pensamento positivo apenas serve para desencorajar as pessoas a abrirem-se e a exporem os seus anseios.
Inclusive, o conceito de inteligência emocional tem como principal prerrogativa a maturidade para lidar com o próprio eu. Esta é uma qualidade muito valorizada dentro do mercado de trabalho.
Conheça os principais sinais da positividade excessiva
Nos dias de hoje, estamos cada vez mais sobrecarregados, ansiosos, stressados e, até mesmo, deprimidos.
Contudo, muitos acreditam que esses sentimentos podem ser tratados simplesmente adotando o pensamento “good vibes”. Nesse sentido, as redes sociais estão entupidas de mensagens deste género, promovendo mantras falsamente positivos.
Na teoria, tudo parece lindo. Mas, na realidade, pode soar extremamente tóxico.
E é justamente isso que a positividade tóxica promove: o pensamento e a mentalidade positiva e feliz o tempo todo. Não importa o quão difícil seja o momento que o indivíduo está a vivenciar.
Sendo assim, listamos os principais sinais deste tipo de comportamento. São eles:
- Comparações, impondo uma “escala de sofrimento”;
- Sugerir excessivamente para pensar positivo o tempo todo;
- Impor colocações com frases prontas do tipo: “não desista” e “tudo vai ficar bem”;
- Invalidação das emoções e sentimentos do outro.
Estes são alguns exemplos clássicos de positividade tóxica praticadas atualmente.
Por fim, praticar e cultivar a gratidão é algo muito benéfico para o nosso bem-estar. Desde que não anule e invalide outras emoções.