Com o regresso às aulas mesmo aí à porta, uma das questões mais colocadas pelos pais é como escolher a melhor mochila escolar! Ora bem, saiba desde já que a escolha deve ser feita com cautela a fim de preservar a saúde das crianças.
Todos sabemos que a compra do material escolar no início do ano letivo costuma ser o momento mais empolgante para crianças e adolescentes, que estão prestes a regressar à escola.
De entre todos os materiais, talvez um dos itens de maior importância seja a mochila. Isso porque é nela que vão ser carregados todos os objetos necessários na rotina escolar.
A escolha da mochila correta é uma forma de prevenir futuros danos à coluna das crianças e adolescentes. Isso porque muitas vezes precisam transportar um peso excessivo de materiais escolares.
Dessa forma é importante priorizar a saúde e o conforto das crianças no momento da compra. Mas como escolher?
Mochila escolar: Dicas simples para fazer uma boa escolha
Quem nunca foi com o filho às compras e acabou por trazer uma mochila que não era de todo a melhor opção só porque ele não parava de a pedir?
Na maioria das vezes, a mochila é escolhida pelas crianças unicamente com base na estética. Porém, os pais devem estar atentos a alguns pontos importantes na hora de escolher a melhor opção.
Para isso, considere algumas dicas.
1 – Peso
A recomendação dos especialistas é de que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança ou adolescente. Caso contrário poderá ser prejudicial à coluna, ocasionando dores ou lesões mais sérias.
Outro aspecto importante está associado aos materiais mais pesados, como é o caso dos livros escolares. Estes devem sempre estar junto à coluna, auxiliando na manutenção da postura.
2 – Dimensão
O tamanho da mochila escolhida deve ser compatível com o corpo da criança ou jovem que irá utilizá-la.
Assim, é preciso certificar-se que a mochila não esteja acima dos ombros, não ultrapasse a largura das costas e esteja nivelada com a cintura.
Seguir estas referências irá facilitar o processo de escolha da mochila ideal.
3 – Modelos e Materiais
Com a imensa variedade de modelos disponíveis no mercado, escolher a mochila mais adequada para seu filho pode ser uma tarefa difícil.
Porém existem alguns aspectos comuns aos modelos que devem ser avaliados com maior atenção.
3.1 – Alças
As alças das mochilas garantem o suporte secundário à coluna. Saiba que uma boa parte do peso da mochila é distribuído nos ombros.
Dê preferência às alças mais largas, feitas de material acolchoado e que sejam ajustáveis. O ajuste deve ser feito de forma simétrica, de maneira a não sobrecarregar um lado mais do que o outro.
3.2 – Costas da mochila
É interessante verificar se a mochila possui acolchoamento também na parte posterior. Isso porque irá proporcionar maior conforto durante o tempo em que está às costas.
3.3 – Compartimentos
Alguns modelos têm bolsos e compartimentos nas laterais externas da mochila. Isso auxilia a distribuir o peso de forma equilibrada, contribuindo para a manutenção de uma postura correta.
3.4 – Mochila com rodas
Também conhecida como modelo “trolley”, essa mochila pode ser uma ótima opção nos casos em que o percurso até a escola é longo.
Se a opção for por este modelo, deve-se observar principalmente o tamanho da haste por onde a mochila será arrastada. É preciso verificar qual a altura ideal para que não seja comprometida a postura.
Outro aspecto importante a ser observado é se o trajeto até a escola e sala de aula tem muitas escadas. Isso porque pode dificultar o transporte deste tipo de mochila, e sobrecarregar a coluna da criança.
As doenças ocupacionais na vida adulta são representadas, na grande maioria, pelas lesões da coluna. Dessa forma é importante ter cuidados desde cedo com a saúde dos jovens e crianças.
Assim estará a proporcionar maior segurança e conforto aos seus filhos, e prevenindo doenças graves a longo prazo, e que podem prejudicá-los quando forem mais velhos.