SOBRE O SERVIÇO
Terapia da Fala
São muitas as crianças e jovens que por diversos motivos acabam por necessitar de terapia da fala.
Para quem não sabe, trata-se de uma terapia que tem como objetivo primordial ajudar crianças (ou adultos) que tenham dificuldades em comunicar, comer, beber ou engolir.
Contudo, embora existam diversas área de atuação, a verdade é que este tipo de terapia é comumente solicitado de forma a resolver problemas de comunicação ou fala.
Terapia da fala - Para que serve e quem necessita da mesma?
É certo que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Enquanto umas são mais céleres, existem outras que necessitam de um pouco mais de tempo para alcançar determinados patamares.
No entanto, se os seus filhos têm um vocabulário reduzido para a idade, emitem ou trocam sons com muita frequência, sofrem de gaguez ou têm dificuldades em perceber o que lhes é dito, existe muito provavelmente a necessidade de fazer terapia da fala.
Mas, desengane-se quem acha que a terapia da fala só deve ser feita com crianças que já têm idade para falar de forma (mais ou menos) fluente.
Na verdade, quanto mais cedo começar a terapia (em caso de necessidade) melhores vão ser os resultados.
Assim, existem sinais que pode estar atento em determinadas idades.
1. Até 1 ano de idade
Os primeiros meses são primordiais para o desenvolvimento de uma criança. Assim, os seguintes sinais podem ser alarmantes:
- Não reconhece a voz da mãe a partir do primeiro mês
- Aos 6 meses não repete sons ou tenta dizer algo
- Com 1 ano não consegue dizer pai ou mãe e não reconhece palavras que são usadas no seu quotidiano com frequência
2. Entre 1 ano e 3 anos
A fase até aos 3 anos é também muito importante, e existem alguns pontos que devem ser analisados. Desse modo, poderá ser preocupante se:
- Ao apontar para o que quer não consegue identificar o objeto com um som semelhante ao nome
- Aos 2 anos não diz pelo menos 50 palavras e não reconhece o nome de um grande número de objetos
- Aos 3 anos não consegue nomear diversas partes do corpo
3. Entre os 3 e os 5 anos
Nesta fase o desenvolvimento já deve ser mais avançado. Contudo, se notar alguns dos pontos seguintes é sinónimo de o seu filho pode precisar de fazer terapia da fala.
- Não consegue dizer o plural das palavras
- Não consegue seguir instruções simples
- A partir dos 4 anos não consegue descrever um evento ou dizer frases longas
- Aos 5 anos não consegue manter uma conversa fluente com alguém
Estes são apenas alguns dos pontos a ter em consideração sobre a necessidade de falar com um terapeuta. Mas, frisamos desde já que qualquer criança ou jovem é primeiramente avaliado antes de começar a terapia.
Só deste modo é possível perceber quais os verdadeiros problemas e como os resolver.
No Centro Ser Mais temos à sua disposição um rastreio gratuito de terapia da fala. Faça o mesmo e perceba se o seu filho tem ou não alguma necessidade de apoio.
Entrar
em contacto
Se necessita de algum esclarecimento adicional sobre o nosso centro de desenvolvimento em Telheiras – SerMais, estamos ao seu dispor através do chat online ou dos seguintes contactos:
Respostas a
perguntas frequentes
Sempre que uma criança troque os sonos quando fala, mostre dificuldades em compreender o que ouve ou lê, não consiga recontar histórias ou reproduzir o que ouve, entre outros sinais, é pertinente marcar uma consulta em Terapia da Fala.
A ajuda deve ser procurada a partir do momento em que uma criança comece a evidenciar algumas dificuldades como: aprendizagem lenta ou não aprendizagem de todo de palavras novas, mutismo, troca de sons, entre outras, independentemente da idade.
Quanto mais precoce for a intervenção maior a probabilidade de alcançar bons resultados.
O Ser Mais Realiza rastreios gratuitos, avaliação de alterações relacionadas com a Comunicação, Linguagem, Fala, Motricidade orofacial, Voz, Deglutição e Fluência aavaliação do Processamento Auditivo Central.
Qualquer adolescente ou adulto a partir do 8°ano